Al. Joaquim Eugênio de Lima, 696 18º Andar - Jardim Paulista São Paulo -
Horário de Atendimento De segunda à sexta Das 9:00 às 17:30hs
contato@salutepilates.com.br

Notícias

Pilates para fisioterapeutas

Salute Pilates recebe alunos da UNASP

 A Salute Pilates recebeu em seu estúdio nesta segunda-feira dia 21 de maio, a Profa.Marta Regina Figueiredo e seus alunos do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Adventista de São Paulo – UNASP.
Os participantes assistiram a uma palestra com o tema  “O Método Pilates aplicado à Fisioterapia” ministrada pelo Prof. Edelberto Tortato Junior, além de vivenciar a prática do método através de exercícios de solo, bola, acessórios e aparelhos.
A Salute acredita que este tipo de atividade proporciona ao aluno uma importante orientação que certamente contribuirá para o seu futuro profissional. A Diretoria 24/05/2007

Cego é obrigado a pagar passagem para cão-guia em SP

São Paulo – O radialista Clóvis Alberto Pereira tem 31 anos e, há seis meses, ganhou um companheiro inseparável: o labrador Simon, seu cão-guia. Paciente e concentrado, o animal foi escolhido especialmente para Pereira, que tem cegueira de nascença e é palestrante em eventos sobre acessibilidade e tecnologia. Desde que viraram uma dupla, Simon e seu dono já viajaram, de avião e ônibus, pelo Sudeste, Nordeste e Norte do Brasil, além de Argentina e Uruguai.

Mesmo acostumados a chamar a atenção, eles foram surpreendidos, no dia 5, ao comprar uma passagem de ônibus para o dia seguinte até Taquaritinga, cidade a 435 km da capital paulista, no Terminal Rodoviário do Tietê, na zona norte da cidade. Pereira informou que o cão-guia o acompanharia, e recebeu, da Empresa Cruz de Transportes Ltda., a informação de que isso só aconteceria mediante o pagamento de uma segunda passagem para o cão.

Agora foi a vez da Universidade Braz Cubas

A Salute Pilates recebeu neste sábado dia 23 de junho o Prof. Guilherme França e seus alunos do curso de Fisioterapia da UBC.
A palestra inicial teve como tema a “Disfunção Temporomandibular (ATM) Oclusão e dor Orofacial ministrada pelo Prof. André Silva Alvares, seguida pela “RPG – Reeducação Postural Global ministrada pela Profa. Adriana Naomi Uchida Dinardo e ainda “O Método Pilates aplicado à Fisioterapia” ministrada pelo Prof. Edelberto Tortato Junior. Os alunos ainda tiveram a oportunidade de vivenciar na prática um pouco da técnica de RPG e do método Pilates.

Ação Pilates no Parque TRIANON

A Salute Pilates com o apoio da Prefeitura da Cidade de São Paulo – PMSP e a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente – SVMA iniciou neste sábado dia 14 de julho a Ação Pilates no Parque Tenente Siqueira Campos.

A Ação Pilates no Parque é um serviço voluntário oferecido gratuitamente pela Salute Pilates Fisioterapia Ltda. através dos seus profissionais e tem como objetivo demonstrar a atuação do método Pilates na prevenção de doenças, bem como estimular a melhoria da qualidade de vida da população.
Este é o nosso compromisso com o social. 

O evento contou com o trabalho da equipe da Salute Pilates se estenderá nos meses de julho e agosto.

Postural Pilates Clínico

Uma abordagem clínica do Método Pilates através do solo, bola e acessórios.A Salute Pilates oferece o aprendizado completo dos movimentos corporais sobre o solo, bola e acessórios, permitindo a aplicação destes recursos terapêuticos na prática clínica.
Ideal para o profissional fisioterapeuta que pretende rapidamente iniciar um trabalho com o Método Pilates utilizando o solo, bola e acessórios.

A Ação Pilates no Parque Trianon continua

Implantado em meados de julho aos sábados, o projeto “Ação Pilates no Parque”, desde o início de setembro ganhou também o domingo, atingindo a marca de mais de 130 atendimentos.O sucesso deste projeto deve-se ao trabalho voluntário dos fisioterapeutas  da Salute Pilates e do apoio do Sr. Luis Fernando (administrador do parque), PMSP e a SVMA.

Conheça a História e Método Pilates

O Método Pilates criado pelo alemão Joseph Hubertus Pilates inicialmente era chamado “Contrologia” . Joseph Pilates desde seu nascimento apresentava vários comprometimentos de saúde, como: febre reumática, raquitismo, asma. Portanto tinha uma limitação Funcional para prática de atividade física. Consciente de sua limitação física Pilates praticou diversas modalidades esportivas para melhorar sua condição limitante. Obteve excelente resultado sobre seu organismo, aprimorando seu estado de saúde.
 
Pilates estudou o pensamento oriental e ocidental em relação à atividade corporal, as lutas greco-romanas, yoga, fisiologia, anatomia e biomecânica da época. Esse conhecimento adquirido o ajudou a formular uma série de exercícios de solo, inventar aparelhos e acessórios que possibilitavam aprimorar a força, flexibilidade e o controle motor das pessoas. Os exercícios obedecem uma escala de dificuldade de realização e são separados em exercícios básicos, intermediários e avançados. A atividade com os aparelhos e acessórios aprimoram o organismo dos indivíduos facilitando a execução dos exercícios de solo.

Sintetizando a história de vida de Joseph H. Pilates, inicialmente qualquer prática de atividade era voltada para recuperar e aprimorar seu próprio estado de saúde. Neste período estava preocupado com a sua saúde. Já na primeira guerra mundial, quando foi aprisionado no campo de concentração, Pilates aplicava seus exercícios para recuperar a saúde das pessoas. Nesta época estava preocupado com a saúde das pessoas. Ao final da primeira guerra mundial, de volta a Alemanha, direciona seus exercícios aos soldados alemães. Nesta fase da história Pilates visava aprimorar o condicionamento físico das tropas militares da Alemanha. Posteriormente nos Estados Unidos, mais precisamente em seu estúdio em Nova York, utilizava seu repertório de exercícios e aparelhos para a recuperação física e funcional dos atletas e bailarinos. Na verdade em todo o trajeto de vida de Pilates, observamos uma pessoa extremamente disciplinada na busca de um estilo de vida ativo e pela ideal saúde física e mental.

A contrologia ou Método Pilates foi apresentado a sociedade com uma filosofia e princípios. O respeito aos princípios do Método diferenciam a contrologia de outras atividades físicas, ressaltando a importância de condicionamento com ganho de consciência corporal, estabilização e aprimoramento postural. O Método tem ampla aplicação, pode ser direcionado  para condicionar, prevenir lesões músculos esqueléticas, recuperar ou reabilitar o aparelho locomotor e melhorar as alterações posturais. As restrições aos movimentos corporais de Pilates e contra indicações estão diretamente ligadas aos quadros patológicos que os indivíduos apresentam, isso principalmente nas fases agudas das patologias.
Em nossa concepção o profissional antes mesmo de ter conhecimento no Método Pilates,
deve ter conhecimento técnico-científico na área de saúde se realmente pretende atuar com o Método.

Fonte : ABMPP
www.abmpp.org.br

Disfunção Temporomandibular (ATM) Oclusão e Dor Orofacial

A Disfunção Temporomandibular – DTM

 A DTM é definida atualmente como um conjunto de alterações no complexo estrutural da articulação temporomandibular que comprometem sua função adequada. Músculos, ligamentos, disco interarticular, a oclusão entre os dentes e até mesmo os ossos que compõem a ATM podem estar entre os principais causadores da disfunção. O diagnóstico preciso bem como as técnicas terapêuticas adequadas são, sem dúvida, os fatores diferencias para o sucesso do tratamento. No programa de cursos para diagnóstico e tratamento das DTMs, promovido pela SALUTE-PILATES, uma equipe formada por Fisioterapeutas e Cirurgiões-Dentistas guia o aluno por todo o processo de aprendizado, abordando desde os conhecimentos mais básicos, como anatomia e fisiologia, técnicas de avaliação e tratamento,  até a resolução de casos clínicos de extrema complexidade.

SALUTE PILATES NA III FISIOTECH

A Salute Pilates participou da III Fisiotech (Feira Internacional de Tecnologia em Fisioterapia), realizada de 10 a 13/10/2007 no Palácio de Convenções do Anhembi em São Paulo . Estiveram presentes Fisioterapeutas de todo Brasil que participaram da 17a edição do Cobraf ( Congresso Brasileiro de Fisioterapia ) e da 3a edição da Fisiotech .
O Dr. Edelberto Tortato Junior e sua equipe de Fisioterapeutas esclareceram dúvidas sobre o que é o Método Pilates e discutiram com os frequentadores dos dois eventos sobre o futuro do Método no país em conjunto com a ABMPP ( Associação Brasileira do Método Pilates e Posturologia ).
A Salute Pilates reconhece o sucesso da 3a Fisiotech e da 17a edição do Cobraf como instrumentos propagadores de conhecimento atualizado aos fisioterapeutas e agradece a todos os participantes que estiveram conosco contribuindo para o desenvolvimento profissional .

Salute Pilates na III Fisiotech e XVII Cobraf

A Salute Pilates participou da III Fisiotech (Feira Internacional de Tecnologia em Fisioterapia), realizada de 10 a 13/10/2007 no Palácio de Convenções do Anhembi em São Paulo . Estiveram presentes Fisioterapeutas de todo Brasil que participaram da 17a edição do Cobraf ( Congresso Brasileiro de Fisioterapia ) e da 3a edição da Fisiotech .
O Dr. Edelberto Tortato Junior e sua equipe de Fisioterapeutas esclareceram dúvidas sobre o que é o Método Pilates e discutiram com os frequentadores dos dois eventos sobre o futuro do Método no país em conjunto com a ABMPP ( Associação Brasileira do Método Pilates e Posturologia ).
A Salute Pilates reconhece o sucesso da 3a Fisiotech e da 17a edição do Cobraf como instrumentos propagadores de conhecimento atualizado aos fisioterapeutas e agradece a todos os participantes que estiveram conosco contribuindo para o desenvolvimento profissional .

Saber gerenciar uma clínica é a receita para o sucesso profissional

O maior problema enfrentado pelos profissionais da saúde é como gerenciar sua clínica para que satisfaça as necessidades do cliente e, ao mesmo tempo, atenda as necessidades do profissional. Essa necessidade não é só de satisfação pelo serviço cumprido, mas, de garantia de faturamento para cobrir as despesas do serviço prestado, as despesas da clínica e, principalmente, do lucro.

Esse problema ocorre pelo motivo do profissional não ter sido preparado adequadamente para saber gerenciar sua clínica. Com isso, ele tem a sensação de trabalhar muito e ganhar pouco. O aconselhável é que os profissionais façam uma reciclagem, que permita com que ele possa gerenciar melhor sua carreira profissional.

A Salute Pilates oferece um curso totalmente voltado para o gerenciamento da clínica e captação de clientes. Entre em contato e peça maiores informações.

Ganhadora do Sorteio do Curso Postural Pilates Clínico …

Cumprindo seu papel social de levar o aprendizado de qualidade a quem necessita, apresentamos a ganhadora do sorteio do curso Postural Pilates Clínico, a Fisioterapeuta Marina Braga Cesar, deixando bem claro a idoneidade da Empresa Salute Pilates Fisioterapia Ltda.

A Salute Pilates esteve presente na primeira Feira de Oportunidades: Conexões para a Juventude

A Salute Pilates esteve presente na primeira Feira de Oportunidade: Conexões para a Juventude, realizada nos dia 13, 14, 15 de março de 2008. Cerca de duas mil pessoas participaram do evento e houve real interação entre a comunidade e os empresários locais com objetivo comum de criação de oportunidades para o jovem.

Em palestra o Prof. Dr. Edelberto Tortato Junior, levantou a importância do método Pilates como meio terapêutico profilático do DORT (distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho) e propôs o desenvolvimento de um projeto preventivo do DORT em São Mateus com o uso do método Pilates.

Esse evento contou com o apoio da Prefeitura de São Paulo através da Subprefeitura de São Mateus.

A Salute Pilates deixa seu agradecimento às autoridades da região que apóiam Projetos Sociais e que permitem levar o conhecimento a quem necessita à população.

A Salute Pilates marcou presença no VII Congresso Paulista de Clínica Médica

A Salute Pilates marcou presença no VII Congresso Paulista de Clínica Médica, organizado pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica e apoio da Associação Paulista de Medicina. O evento ocorreu nos dias 28 e 29 de março de 2008 em São Paulo nas dependências da FECOMÉRCIO.

O Fisioterapeuta professor Dr. Edelberto Tortato Junior, palestrou sobre o método Pilates, informando e respondendo as perguntas do público presente. O palestrante ressaltou a contribuição do Pilates como promovedor da saúde, estimulador da mudança de estilo de vida e como agente profilático de várias patologias como osteoporose, obesidade, DORT e diabetes.

A Salute Pilates agradece a Sociedade Brasileira de Clínica Médica pela oportunidade de levar conhecimento aos profissionais liberais do Congresso Paulista de Clínica Médica.

Mais um lançamento de sucesso da Salute Pilates …

A Salute Pilates lança o curso ” Como Gerenciar sua clínica e conquistar mais clientes”.
Este curso mostra aos profissionais fisioterapêutas uma visão crítica e realista da funcionalidade das empresas e apresenta estratégias operacionais para alavancar negócios na área de fisioterapia .
Os Alunos presentes agradecem ao professor Roberto Padilha pelas informações transmitidas e pela aplicabilidade dos conceitos de marketing que com certeza otimizarão o gerenciamento de seus negócios.

Vivência de Métodos e Técnicas Atuais em Fisioterapia

Vivência de Métodos e Técnicas Atuais em Fisioterapia

Os professores da Salute Pilates fisioterapia ltda, cumprindo a obrigação profissional de levar o conhecimento a quem necessita, realizam palestras em diversas instituições de ensino superior e na própria sede em são Paulo.

Os alunos das instituições de ensino superior que participam das palestras nas dependências da Salute Pilates recebem certificado de participação das palestras e que contam como banco de horas exigidas pelas universidades em que o aluno está matriculado.

A Salute Pilates leva a vivência de métodos e técnicas atuais e que farão parte do repertório de terapias utilizados pelos futuros fisioterapeutas em processo de graduação, ou seja, os alunos já visualizam as tendências de mercado de trabalho.

As universidades que fizeram parte do programa de vivência de métodos atuais em fisioterapia foram: UNG, UNIBAN, UNASP,UBC.

Salute Pilates no Espetáculo Quebra Nozes da Companhia de Dança Cisne Negro

A Salute Pilates com seus Fisioterapeutas Dr. Edelberto Tortato Junior e Dra. Janice Antunes, prestaram assistência profissional durante a temporada de 08 dias do espetáculo de Ballet Quebra Nozes realizado no período 13 a 20 de dezembro de 2007 no Teatro Alfa.

Os bailarinos da Companhia de Dança Cisne Negro receberam atendimento fisioterapêutico  no qual foram utilizados procedimentos terapêuticos relacionados ao método Pilates, para garantir a integridade física e funcional do efetivo de bailarinos da Companhia de Dança e a beleza do espetáculo.

Pré-solo tratamento para Lombalgia

O método Pilates através do princípio do centro de força (Power House) possibilita ativação sensório motora da musculatura profunda que envolve o complexo lombo-pélvico. Durante a realização de exercícios de Pilates, tanto no solo como nos aparelhos, existe acionamento contínuo dos músculos profundos e segmentares da região lombar.

É esse trabalho que evita excessos de movimentos corporais e estabiliza a coluna vertebral lombar prevenindo e tratando cinesiologicamente a lombalgia.

O Pré-solo são exercícios de ativação da musculatura essencialmente estabilizadora da coluna e que pertence ao Power house. Exercícios de pré–solo são utilizados tanto para ganho de consciência corporal como para tratar e prevenir lombalgia.

Salute Pilates recebe alunos da UNASP pela segunda vez

Mais uma vez os alunos de graduação de fisioterapia da Universidade Adventista de São Paulo – (UNASP), estiveram presentes assistindo palestra sobre o método pilates e suas aplicações terapêuticas.
O profº Edelberto Tortato Junior e sua equipe explicaram aos alunos o conceito e princípios teóricos do método e conduziram os graduandos em fisioterapia à vivência prática de exercícios sobre a bola, solo, aparelhos e acessórios.
Segundo relato dos próprios alunos é muito enriquecedor conhecer novas técnicas e métodos de grande proveito anesioterapêutico e mecanoterapêutico , sem dúvida essas iniciativas de escolas privadas estimulam o desenvolvimento intelectual de nossos alunos.

A Diretoria.

Redutor de Pressão Cervical e Cabeça

Em conjunto com os trabalhos desenvolvidos pelo Profº Dr. Edelberto Tortato Junior e a empresa Millenium Pilates produtora de equipamentos de Pilates lançam o Redutor de Pressão Cervical para realização de exercícios de solo. Trata-se de um acessório importante de solo pois muitos pacientes não conseguem fazer exercícios como formação em ” C “e  ” Vela ” por excesso de estiramento da musculatura posterior cervical e excessiva pressão sobre a cabeça, haja vista que a cabeça é um dos pontos de apoio que suportam o peso corporal (p=m.g) , nesses movimentos do método Pilates.
Pensando em facilitar a prática de exercícios de solo e contribuir para o aumento de adeptos praticantes do método pilates, foi lançado oficialmente o Redutor de Pressão Cervical e Cabeça.

Salute Pilates.

Palestra sobre o Método Pilates na Faculdade CEUNSP

Em 13 de Agosto de 2010, a Salute Pilates cumprindo com seu papel de escola conduziu mais uma vez, palestra informativa sobre o Método Pilates.
Os alunos da CEUNSP receberam o prof. Edelberto Tortato Junior no qual falou sobre a importância do Método Pilates como meio terapêutico, respondeu  perguntas e esclareceu dúvidas da aplicabilidade do método.
A Salute Pilates mantém  em seu calendário dias e horários disponíveis para palestras.

Agradecemos a colaboração do Profº e Coordenador do curso de Fisioterapia Amilton pelo convite e a oportunidade de estarmos presente nesta instituição. 

WhatsApp